Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Vérdi Melo nomeia “COMISSÃO DE PREVENÇÃO, CONTROLE E ENFRENTAMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS (COVID-2019)

E-mail Imprimir PDF

brasao pmv

 

O Prefeito em exercício de Varginha, Vérdi Melo, instituiu através da Portaria Nº 16.342/2020, a Comissão de Prevenção, Controle e Enfrentamento do Coronavírus em Varginha, que dentre as várias ações destaca-se reuniões com os integrantes.

A primeira reunião da Comissão ocorreu no dia 10 de março, na Secretaria de Saúde, com a presença membros do Comitê e convidados para discussões de vários tópicos, quando ficou definido a execução do Plano de Contingência, pela Atenção Básica e Instituições Hospitalares do Município (públicas e privadas), que foram adaptadas do Protocolo do Ministério da Saúde – MS e da Secretaria Estadual de Saúde – SES.

 

Também ficou definido o agendamento de treinamento para diretores/Coordenadores Pedagógicos, com abordagem do tem “Coronavírus, ações de prevenção; focando nas ações do Programa Saúde na Escola (Estaduais e municipais)” e estendendo para as escolas particulares.

 

A confecção de uma cartilha e panfletos orientativos para distribuição nas escolas, hotéis, aeroporto, instituições de saúde e outros, já em andamento, e a confecção de documento sobre as dúvidas mais frequentes relacionadas à doença e medidas de prevenção para que as Instituições de Saúde façam orientações aos munícipes através de contato telefônico, foram outras medidas adotadas pela Comissão.

 

 

Dentre as outras medidas adotadas estão:

 

A estruturação de equipes para atendimento em domicílio de casos suspeitos de Coronavírus, conforme a necessidade;

 

A Montagem de esquema de plantão com profissionais da Secretaria de Saúde no período noturno, finais de semana e feriados para suporte junto aos hospitais;

 

Orientação sobre mudanças na notificação de casos suspeitos de acordo com Ministério da Saúde;

 

Atualização em tempo real, sempre que ocorrer mudanças dos Protocolos do MS/SES.

 

coronavirus