Grupos de Folia de Reis levam fé e devoção às famílias varginhenses

brasao pmv

Seguindo a tradição católica, os grupos de Folia de Reis já começaram a percorrer as ruas de Varginha celebrando o nascimento de Jesus e levando fé, devoção e religiosidade. Até 06 de janeiro, Dia de Reis, eles devem visitar as casas de devotos distribuindo bênçãos às centenas de famílias varginhenses.

No domingo (12/01/2020), haverá 6º Encontro de Folias de Reis que será iniciado com uma missa às 14h na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo celebrada pelo padre Heitor Aparecido Rafael. Logo em seguida, os grupos farão um cortejo pela Avenida Rio Branco até chegarem à Concha Acústica Mariângela Calil, onde cada companhia terá 20 minutos para se apresentar.

Os grupos recebem apoio da Prefeitura de Varginha, por intermédio da Fundação Cultural, para a aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos e também para transporte. Em junho de 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac), órgão responsável pela proteção dos bens culturais e históricos da cidade, fez o registro dos grupos de Folias de Reis varginhenses. Desde então, elas são bem cultural imaterial da cidade.

A Folia de Reis é um patrimônio imaterial de Varginha e, por isso, é papel da Prefeitura de Varginha e da Fundação Cultural apoiarem esta manifestação que une fé, cultura e arte em uma tradição centenária em nossa cidade. Realizamos reuniões com os representantes das companhias, que receberão uma subvenção para ser utilizada na aquisição de vestimentas típicas, instrumentos musicais, adornos, transporte, dentre outros. É uma forma de incentivar que esta tradição tão bonita não se perca”.

A tradição das Companhias de Santos Reis passou a integrar o folclore de Varginha em meados de 1930. De acordo com o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), a tradição, de origem ibérica, faz parte das celebrações mais antigas e difundidas no estado de Minas Gerais e no Brasil, e, ao longo dos anos, foi se tornando um componente de considerável importância na construção do imaginário, identidade e memória individual e coletiva dos mineiros. As Folias reúnem em torno de si diversas práticas culturais, saberes, formas de expressão, ritos e celebrações, representando uma parte importante do patrimônio cultural mineiro. Em nível estadual, o Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) declarou a Folia de Reis como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais em janeiro de 2017.

Confira os grupos de Folia de Reis cadastrados em Varginha:

1. Cardoso e Amigos

2. Cia dos Peões