Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Hospital Bom Pastor vai instalar dois novos focos cirúrgicos nas salas 2 e 4 de cirurgia

E-mail Imprimir PDF

Brasao

 

Hospital Bom Pastor vai instalar dois novos focos cirúrgicos

nas salas 2 e 4 de cirurgia

 

 

Instituição – que realiza cerca de 270 cirurgias por mês - é especializada em traumas; saiba quais vítimas devem ser encaminhadas para o HBP

 

O Hospital Bom Pastor (HBP) de Varginha possui estrutura completa de Pronto-atendimento, Centro de Tratamento e Terapia Intensiva - CTI, Centro Cirúgico, Setor de Internação e equipe multidisciplinar de profissionais, contando inclusive com um grupo de humanização que realiza diversas atividades para melhorar o atendimento aos pacientes.

 

A Prefeitura destina R$ 1.200.000,00 todo mês para o Hospital - referência em trauma que são os casos de lesões graves ocasionadas por ação violenta, como, por exemplo, as ocorrências em trânsito, quedas e os ferimentos com armas brancas ou de fogo. O trauma penetrante é aquele provocado por arma de fogo, arma branca, estiletes e lesões abertas. Já o trauma contuso é o originado em acidentes de trânsito, trabalho, queimaduras, agressões sem arma.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Varginha é importante a população saber que o HBP é referência em traumas e assim, levar a vítima dos casos anteriormente citados diretamente para essa instituição que imediatamente será atendida por equipe médica qualificada. Vale ressaltar que a chance de reduzir a mortalidade e as sequelas aumenta consideravelmente se o paciente tiver o tratamento adequado, no momento e local certos.

 

A estrutura do HBP conta com 92 leitos ativos e 10 leitos de CTI. Com a liberação do ambulatório da oncologia, construído recentemente, serão liberados mais 12 leitos.

 

Atualmente, são realizadas cerca de 270 cirurgias no Hospital Bom Pastor incluindo as oncológicas, ortopédicas, eletivas, traumas, de urgências e emergências. Os equipamentos doados pela Cemig nessa semana, avaliados em R$ 140 mil, possuem tecnologia LED que vão proporcionar economia de energia elétrica e maior eficiência na claridade, além de menor aquecimento do local.

 

O bloco cirúrgico contém sete salas. Os dois novos focos cirúrgicos com tecnologia LED vão ser instalados nas salas de cirurgia 2 e 4 onde os focos estão menos eficientes.  

 

centro cirurgico novo

 

centro cirurgico novoa