Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Ações do Pró Mananciais chegam à zona urbana de Varginha

E-mail Imprimir PDF

Brasao

Alunos da Escola Municipal Matheus Tavares realizam o plantio de 150 mudas de árvores na Área de Preservação Permanente no Bairro Sete de Outubro

 

 

Com a implantação do Pró Mananciais (do programa Cultivando Água Boa - CAB) a região da Bacia do Ribeirão Santana, na Zona Rural de Varginha já recebeu e continua a ser beneficiada com várias ações ambientais como plantios de espécies nativas, cercamento de Áreas de Preservação Permanentes (APP), implantação de barraginhas, manutenção das estradas rurais e mobilização dos moradores e da população em geral.

 

Nesta sexta-feira, 15, as ações chegaram à Zona Urbana da cidade. Pela manhã, alunos do 2º e 5 º anos da Escola Municipal Matheus Tavares participaram de uma apresentação educativa com Carlos Roberto, integrante do Comitê Gestor do Programa Pró Mananciais. Logo após, os estudantes foram convidados para caminhada até à Área de Preservação Permanente existente ao longo da Avenida Ricardo Passatuto e da Rua Genésio dos Santos, no Bairro 7 de Outubro, com o objetivo de plantar mudas de árvores.

 

A previsão era plantar 40, porém diante do entusiasmo e interesse dos alunos o plantio chegou a cerca de 150 mudas. Ao todo, mais de 700 mudas de espécies nativas serão plantadas nessa região pela equipe do Pró Mananciais.

 

Preparo

Inicialmente o Comitê Gestor, por meio de representantes da COPASA, Prefeitura de Varginha - Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semea), Secretaria Municipal de Educação (Seduc) - Agenda 2030, Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos (Sosub) – Departamento de Limpeza Urbana e também Vigilância Ambiental, preparou esta APP que possui nascentes que contribuem como o abastecimento do Ribeirão Santana e estava tomado por mato alto e servia como depósito de lixo, além da preparação do conteúdo educativo.

 

Participação

Participaram dessas atividades no Bairro 7 de Outubro os integrantes do Comitê Gestor do Programa Pró Mananciais (CAB), Luis Carlos Lemos e Carlos Roberto, ambos da Copasa; Rosana Carvalho (secretária municipal de Educação); Eliete Benfica, coordenadora da Agenda 2030 (Seduc); Roberta Cristina Ferreira (Semea), além de Franciene Pederiva, diretora da Escola Matheus Tavares e professoras.

 

Objetivo

O Programa Pró Mananciais (CAB) traz em seu nome, a ideia da prevenção, do antecipar ações no cuidado, na proteção e recuperação das águas desde a nascente até seu ponto de captação. 

 

acoes pro manancialaa

acoes pro mananciala

 

acoes pro manancial