Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Prefeito Antônio Silva nomeia novo diretor-superintendente da Fundação Cultural

E-mail Imprimir PDF

Brasao

 


Prefeito Antônio Silva nomeia novo diretor-superintendente da Fundação Cultural e diretor do Museu Municipal
 
O prefeito Antônio Silva nomeou nesta semana os novos dirigentes da Fundação Cultural e do Museu Municipal. Lindon Lopes é o novo diretor-superintendente da Fundação Cultural, enquanto Apoliano de Jesus Rios assume a direção do Museu Municipal.
 
Ambos já estavam ligados ao desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Lindon Lopes é ator e jornalista profissional, sendo responsável por dezenas de peças infantis e adultas encenadas em Varginha e em várias cidades do Estado. Já Apoliano Rios é o idealizador e fundador da Associação Espaço Cultural DOM, entidade que desenvolve atividades socioculturais e atendeu mais de 1.500 crianças e adolescentes.
 
A Fundação Cultural é uma autarquia da Prefeitura de Varginha responsável por promover, divulgar e zelar pela cultura no município. Compõe a estrutura administrativa, a Biblioteca Pública, o Museu Municipal, a Rádio Melodia FM, o Theatro Municipal Capitólio e a TV Princesa.
 
Conheça o perfil do diretor-superintendente da Fundação Cultural e do diretor do Museu Municipal abaixo.
 
Lindon Lopes – diretor-superintendente da Fundação Cultural de Varginha
 
Filho de família circense do Circo “Índio Brasil”, Lindon Lopes tem uma trajetória de 31 anos ligados à cultura e ao jornalismo em Varginha. Foi presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural e Diretor do Museu Municipal entre 2017 e 2018. Atualmente, exerce o cargo de presidente do Conselho Deliberativo Municipal do Patrimônio Cultural de Varginha (Codepac). Entre 2005 e 2011, foi presidente da Associação Artística Janet Finatti. Está cursando a graduação em Tecnologia em Gestão Pública.
 
É ator profissional sindicalizado pelo Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Minas Gerais. Atuou e dirigiu 25 peças infantis e adultas e teve participações em documentários e em uma minissérie. No espetáculo infantil “O Planeta dos Espantalhos”, Lindon Lopes levou a arte de Varginha para 168 cidades de Minas Gerais em 1.822 apresentações entre 1995 e 2013. A peça foi um grande sucesso de público e crítica. Ele foi o empreendedor cultural responsável pelo Festival Nacional de Teatro de Varginha entre os anos de 2004 a 2015.
 
O novo diretor-superintendente da Fundação Cultural é também jornalista profissional. A carreira como colunista social começou em 1988 no Jornal Correio do Sul. Lindon Lopes teve colunas nos jornais Gazeta de Varginha, Jornal do Sul de Minas, A Folha de Varginha, Jornal Momento de Minas, Jornal de Domingo, Blog do Madeira e Jornal Varginha News, editado pelo jornalista Marcos Misael.
 
Apoliano de Jesus Rios – diretor do Museu Municipal de Varginha
 
Apoliano de Jesus Rios é filho de José Oderno Rios, que se mudou do Ceará para Varginha na década de 1970 e casou-se com Cândida Carolina Rios.
 
O novo Diretor do Museu Municipal começou a trabalhar logo cedo como vendedor de jornal no Jornal Hoje. Foi servente de pedreiro, serralheiro e empresário na área de marketing multinível. Na eleição de 2016, foi o 14º candidato mais bem votado para a Câmara de Vereadores de Varginha.
 
Participa desde os 14 anos de instituições artísticas e culturais voltadas para a capoeira e a dança. Em 2007, foi o idealizador e fundador da Associação Espaço Cultural DOM, entidade que desenvolve atividades socioculturais e já atendeu mais de 1.500 alunos em 11 anos de funcionamento.
 
Como diretor da Associação dirigiu seis espetáculos anuais da instituição, como “A História do projeto DOM”, “O que acontece depois do felizes para sempre!”, “O colecionador de sonhos” e “Deu a louca em Hollywood”.
 
apoliano lindon