Vice-prefeito Vérdi Melo participa da abertura do VI evento sobre Medicalização

brasao

“Nunca tenha certeza e nada, porque a sabedoria começa com a dúvida!”(Sigmund Freud)

Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do CAPSi – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil, juntamente com a rede intersetorial do município de Varginha em comemoração ao dia 11 de novembro – Dia da Luta contra a Medicalização da Vida e da Sociedade, o evento, em sua VI edição, trouxe mais uma vez a discussão da invasão excessiva de diagnósticos e rótulos que acabam por gerar respostas de imenso sofrimento e inadaptação social.

Com o objetivo de dialogar sobre estas questões, a fim de construir uma prática onde a dúvida não perca seu valo terapêutico, abrindo margens para soluções criativas que respeitem a singularidade de crianças e adolescentes, o evento debateu a patologização da infância e da adolescência – Possibilidades de resistência; Mecanismos patologizantes da sociedade e a desubjetivação das pessoas e o Bipoder e Medicalização: entorpecimento social e político no campo da saúde mental.

“Debater a saúde é sempre um grande desafio, ainda mais em se tratando de nossas crianças e jovens. Gerir a saúde e um dos grandes desafios dos gestores públicos, ainda mais em tempos de crise como o que atravessamos, onde as contas não se fecham, mas e muito bom saber que existem pessoas trabalhando para melhorar a qualidade de vida da nossa população. E eventos como este agregam conhecimento, possibilitam a troca de experiência e despertam a sociedade para a realidade. Só temos de agradecer o convite e nos colocar à disposição para trabalharmos juntos”, disse Vérdi.

O evento contou ainda com a presença do secretário municipal de Saúde, Mário Carvalho Terra, do coordenador da Saúde Mental, Anderson José de Souza e da Coordenadora do CAPSi, Yara Dias.

medicalizacao 1

medicalização 2