Parque Novo Horizonte e Zoológico de Varginha reabrem suas portas para visitação do público

O município de Varginha através da Secretaria Municipal de Saúde/Setor de Epidemiologia informa que o Zoológico e o Parque Novo Horizonte a partir desta data voltarão a ter o seu funcionamento regularizado.

No dia 10/10 recebemos da FUNED Laudo POSITIVO para Febre Amarela em Primata Não Humano-PNH (macaco) e várias ações foram intensificadas na região como:

Parceria com as Secretaria do Meio Ambiente e Turismo, Vigilância Ambiental, Atenção Básica, Zoonoses para delineamento da área acometida e traçar as ações;

Delimitado a área de ocorrência onde o PNH morreu;

Fechamento do Zoológico e Parque Novo Horizonte, para desinsetização em toda sua área;

Ações de bloqueio vetorial e Tratamento Focal, pela equipe da Vigilância Ambiental;

Desinsetização de toda a área do Zoológico e Parque Novo Horizonte;

Realizado vacinação contra a Febre Amarela na região;

Mapeamento de áreas verde e matas urbanas, para busca de PNH mortos;

Realização de tratamento e eliminação de focos dos imóveis;

Limpeza de terreno baldio através de mutirões.

Diante deste cenário reforçamos que as ações vão continuar de forma rotineira, mantendo a intensificação da vacinação e de ações de bloqueio vetorial e desinsetização, tratamento e eliminação de focos.

Nota: Reforçamos a vacinação contra a Febre Amarela (para aqueles que ainda não foram vacinados), para as pessoas que visitarem o Zoológico, parques, áreas de preservação ambiental e outros.

Reforçamos as orientações da Secretaria Estadual de Saúde: “os macacos são um indicador importante para a vigilância da febre amarela (por adoecerem primeiro e fornecerem informações valiosas sobre a circulação do vírus). É importante reafirmar que os macacos não transmitem a febre amarela para o homem e não são os responsáveis pela transmissão da doença. Eles são indicadores importantes para a vigilância da febre amarela”.

Lembramos que todas as pessoas podem e devem notificar a ocorrência de morte e/ou macacos doentes para o Setor de Zoonoses pelo telefone: 3690 2276.

123 pq novo horizonte

123zoo