Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

SEDUC/VARGINHA RECEBE RENOMADO PALESTRANTE PARA FORMAÇÃO

E-mail Imprimir PDF

Brasao

Na terça-feira, 26, a noite, no Teatro Capitólio, a Secretaria Municipal de Educação recebeu a presença do renomado Professor Dr. Luiz Roberto Dante, que veio especialmente a Varginha para ministrar a palestra “Resolução de problemas matemáticos no Ensino Fundamental” para os profissionais da Educação do nosso município. O professor Dante é livre-docente em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro, SP; Doutor Em Psicologia Da Educação: Ensino da Matemática, pela PUC-SP; Mestre em Matemática pela USP. Segue ministrando cursos e palestras sobre aprendizagem e ensino da matemática para professores do ensino fundamental e médio de todo o Brasil e tamb& eacute;m escreve livros didáticos e paradidáticos de Matemática para o Ensino Fundamental e Médio. Além disso, possui diversas publicações científicas, participação em programas de TV, orientações de dissertações de mestrado, bancas examinadoras e congressos.

 

Estiveram presentes neste encontro professores, supervisores, orientadores, diretores, vice-diretores e coordenadores da SEDUC. Foram convidados também profissionais da educação das redes estaduais de Varginha e outros municípios. A plateia participou atenta a palestra, que chamou a atenção pela simplicidade das palavras utilizadas e que contemplaram a importância das atividades matemáticas a serem utilizadas em sala de aula.

 

O palestrante falou sobre sua prática matemática, destacando que o professor deve envolver os alunos com questões simples que abrangem a sequência lógica e deve, por meio da ludicidade, abordar questões que, aparentemente, parecem ser complicadas. Trouxe também diversas considerações sobre as atividades do ensino da Matemática, trazendo a reflexão sobre a resolução de problemas e suas estratégias, que devem se tornar desafiadoras para o aluno, podendo se relacionar a diferentes conhecimentos, em situações diversas e instigantes, levando o aluno a pensar por si mesmo e a perseverar na busca de solução. As atividades utilizadas na resolução de problemas, sempre apresentam um contexto, logo analisá-los é de suma importância para sua relação co m o aprendizado do aluno.

 

O Professor Dante afirmou também que as atividades contextualizadas podem ser um atrativo para o aluno, em particular, quando se relacionam com fatos do cotidiano. O ensino de Matemática deve explorar atividades contextualizadas, principalmente desenvolvendo a interdisciplinaridade.

 

Na visão do educador, quebrar os tabus envolvendo a matemática pode ser um importante ponto de partida para que as turmas se sintam acolhidas. “A grande dificuldade do estudante está na interpretação do problema, por isso, é preciso fazer pontes com o dia a dia, e para que a criança atribua significado aquilo que está fazendo, é preciso partir daquilo que ele já conhece.”

 

 

palestrante seduca

palestrante seduc