Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

BR-491 Blues Band se apresenta do Quinta da Boa Música

E-mail Imprimir PDF

Brasao

A 310ª edição do projeto Quinta da Boa Música será marcada pelo gênero musical criado nos Estados Unidos no século XVII: o Blues. A BR-491 Blues Band se apresenta na quinta-feira (14/06), a partir das 20h, na plataforma de embarque a Estação Ferroviária de Varginha. O projeto é uma realização da Prefeitura de Varginha, por meio da Fundação Cultural. A entrada é franca.

A BR-491 Blues Band é composta pelos experientes músicos Alessandro Dias, no vocal e teclado; Leopoldo Foresti, na guitarra; Marcos Andrade de Carlo, no baixo; e Sebastião Smanio de Oliveira, na bateria.

Uma boa parte do repertório é de músicas de compositores do blues raiz como o Mississipi Delta Blues (Robert Johnson - com "Crossroads" e "Sweet Home Chicago"); o Chicago Blues, com compositores como Muddy Waters, B.B.King, Buddy Guy e Magic Slim. Além do blues moderno de Eric Clapton e também brasileiros como Celso Blues Boy e Paulo Ricardo, dentre outros.

Criada no início deste ano no Conservatório Estadual de Música de Varginha, a BR-491 Blues Band promete grande aceitação e rápido sucesso pela qualidade e profissionalismo dos integrantes, todos experientes profissionais e de grande bagagem artística com passagens em diversas formações e estilos.

Conheça a trajetória dos músicos

Alessandro Dias é vocalista e tecladista. Pós-graduado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e graduado em canto pela Universidade Vale do Rio Verde - Unincor. Estudou canto com os professores Francisco Campos, Adalberto Silveira, Neide Thomaz e teclado e piano com a professora Lívia Braga no Conservatório de Varginha. Estudou regência com Amauri Vieira pela EFEI e Valéria Mattos na UFJF. Cantor e regente de diversos coros como Sol Maior, Viva Voz e do Coral Cênico Cantus, desde 2008. Atualmente, é professor de canto, técnica vocal e dicção, interpretação, regência, musicalização e coral pelo Conservatório de Varginha, desde 2003.

Leopoldo Foresti é violonista e guitarrista. Estudou violão clássico com Cláudio Vianna no Conservatório Brasileiro de Música (RJ). Já participou em diversas formações de estilos variados e foi um dos fundadores das bandas On the Rocks, e Trilhos Urbanos. Compositor de música instrumental e Professor de violão, guitarra e baixo.

Marcos Andrade de Carlo é baixista. Iniciou os estudos de música aos 12 anos em SP, primeiro no contrabaixo acústico no Conservatório Marcelo Tupinambá, depois baixo elétrico com o professor Luiz Fernando, violão e contrabaixo no Conservatório de Varginha. Como baixista atuou em diversas bandas e com diversos artistas reconhecidos. É sempre convidado para participar de eventos e aberturas de shows em grandes festivais e, atualmente, é professor de violão e contrabaixo.

Sebastião Smanio de Oliveira é baterista desde 1989. Estudou com grandes mestres como Maurício Leite, Ricardo Confessori, Ivan Busic, Dennis Chambers, Simon Phillips, Gregg Bissonete, Mike Portnoy, Carlos Bala, Robertinho Silva, Cláudio Infante, Albino Infantozzi e Paschoal Meireles do famoso Grupo Cama de Gato. Participa ativamente em diversas formações musicais.

Quinta da Boa Música

O projeto Quinta da Boa Música, já no nono ano e na 310ª edição, foi criado em agosto de 2009 com a finalidade de incentivar, apoiar e valorizar a produção musical na cidade e criar intercâmbios com grupos da região, do estado e de todo o país. 

Por meio da parceria com músicos e bandas que espontaneamente participam do projeto promove-se junto ao público de todas as idades e sem distinção qualquer, a oportunidade de lazer, de entretenimento cultural, proporcionando ainda o acesso livre e gratuito aos bens culturais da cidade, ocupando o importante e histórico espaço cultural que é o conjunto arquitetônico da antiga Estação Ferroviária de Varginha, hoje tombado pelo Conselho do Patrimônio Cultural e mantido pela Fundação Cultural de Varginha.

O Projeto “QBM” é uma realização da Prefeitura de Varginha por meio da Fundação Cultural com o apoio da Espaço Livre Distribuidora, Equipe Prevê Vga de Bombeiros Civis, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e de toda imprensa da região.

Mais informações na Coordenadoria de Eventos com o produtor Rosildo Beltrão pelo telefone (35) 3690-2708, ou pelo e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Contato da banda
Alessandro Dias: (35) 35 9 9155-1865
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
 
QBM BR-491 Blues Band