Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Secretaria de Educação e comunidade escolar celebram sucesso da nucleação de escolas do campo

E-mail Imprimir PDF

Secretaria de Educação e comunidade escolar celebram  sucesso da nucleação de escolas do campo

SEDUC

Realizada no dia 15, na Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), a reunião teve como objetivo avaliar a implementação do projeto/proposta de intervenção pedagógica para as escolas do campo/nucleação/2017.


O processo de nucleação consiste em reunir os alunos das escolas com número reduzido de alunos em unidades maiores, a fim de eliminar as salas multisseriadas e conter a migração para a zona urbana. Seguindo esta premissa, os alunos das escolas municipais do campo Pedro Reghin e Mascatinho foram remanejados para a Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, que concentra um maior número de alunos, possibilitando a separação das classes de acordo com a idade e elevando a qualidade do ensino.

A proposta sistematizada atingiu e ultrapassou as metas para o ano de 2017, agindo como ferramenta para a melhoria na qualidade do ensino, de acordo com as Diretrizes Operacionais para a Educação Básica no Campo. Nestes moldes, as ações foram acompanhadas de um organograma de execução voltado à valorização da cultura do homem do campo, em prol de alunos autônomos, criativos e capazes de viver bem no campo ou na cidade.

A reunião contou com a presença da secretária Municipal de Educação, Rosana Aparecida Carvalho, da diretora do Departamento Educacional da SEDUC, Vânia de Fátima Flores Paiva, da coordenadora das escolas do campo, Eliete Maria Abraão Benfica, da diretora e da supervisora pedagógica da Escola Municipal Cláudio Figueiredo Nogueira, Débora Bertoli e Juliana Vazi Pedro. Estiveram presentes, também, os membros do colegiado da escola Eduardo Reghin, Anastácia Ferreira da Silva Andrade, Yara Cristina Ferreira da Silva e Guido Reghin.