Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Ministério da Cultura reconhece Associação Artística Janet Finatti como Ponto de Cultura em Varginha

E-mail Imprimir PDF

 

Brasao

 

O Ministério da Cultura, através da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural reconheceu a Associação Artística Janet Finatti de Varginha como “Ponto de Cultura” intitulado “Hoje Tem Marmelada no Sul das Gerais”. Os Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

 

O reconhecimento como Ponto ou Pontão de Cultura garante uma chancela institucional, que pode ser importante para a obtenção de apoios e parcerias, e permite que a entidade ou coletivo se articule com os outros pontos e pontões da rede, a partir de afinidades temáticas ou do pertencimento a um território.

 

Ser um Ponto ou Pontão de Cultura é um reconhecimento, por parte do Estado, de uma ação cultural continuada já desenvolvida por uma entidade ou coletivo cultural. Na prática, essas iniciativas já são "Pontos de Cultura" e "Pontões de Cultura", antes de serem certificadas pelo Minc, pelo diálogo que estabelecem com sua comunidade e sua capacidade de atuação social e transformação do território.

 

Sobre a Associação

 

 

Fundada em 2005, a Associação Artística Janet Finatti agrega em seu quadro de associados mais de 200 artistas entre poetas, músicos, artesãos, teatrólogos, cineastas, dançarinos, Fotógrafos, diretores teatrais, atores, atrizes, artistas plásticos, desenhistas, cartunistas, manequins, modelos, e outras manifestações culturais. Trata-se de uma entidade de caráter beneficente, educacional, assistencial, cultural, filantrópico sem fins lucrativos.

 

Atualmente a Associação Janet Finatti atua junto à comunidade, desenvolvendo trabalhos de promoção humana, de bem estar, visando beneficiar aos carentes de recursos, ocupando o tempo ocioso de pessoas que necessitam de cultura.

 

Os principais atendidos com a associação são crianças, jovens e terceira idade de nossa comunidade que participam ativamente de aulas valorizando assim a auto-estima podendo assim, descobrir que são capazes e criativos. A vantagem de participar de oficinas de arte é a possibilidade de conhecer de perto outras culturas e trabalhos, além do intercâmbio uns com os outros.

 

A principal meta da Associação Artística Janet Finatti é valorizar a cultura em todas as suas manifestações e categorias, para isso alcançar o nosso maior objetivo que é a integração, a troca de informações e principalmente a formação de público.

 

A diretoria atual é formada por Moisés Tadeu Terra (presidente), Renato Sarto (Vice presidente), Adão Marcos Misael (Tesoureiro) e Marina Coutinho Azze (Secretária). 

 

curso finatia

 

curso finati