Alunos do CDCA realizam ações do Setembro Amarelo

Na última sexta-feira, 15 de setembro, os alunos do turno matutino do Curso de Assistente Administrativo participaram na Escola Estadual Brasil, de uma roda de conversa com o tema “Setembro Amarelo” acompanhados do Instrutor Bruno Arcanjo, Assistente Social Vitor Reis, Assistente Pedagógica Loyana de Brito Bessa e Psicóloga Monique Bernardes de Oliveira Ferreira que disponibilizou de seu tempo e conhecimento para contribuir com o assunto proferido.

As atividades foram elaboradas pela Assistente Pedagógica Loyana Bessa e pelo Instrutor Bruno Arcanjo que fez importantes contribuições ao momento. Os adolescentes do CDCA levaram aquela escola o assunto suicídio de uma forma dinâmica e concreta com dados estatísticos e de abordagem pessoal num linguajar despojado onde os demais presentes se sentiram à vontade para se expressarem com suas vivências cotidianas.

O assistente social relatou sobre os fatores que podem desencadear o suicídio, dentre os quais configuram questões sociais e subjetivas e citou o Centro de Apoio PsicoSocial (CAPS) e o Centro de Apoio PsicSocial de Crianças e Adolescentes (CAPSi) como entidades municipais de acolhimento e atendimento de casos específicos de saúde mental.

Para situações imediatas, as quais a pessoa se sinta deprimida a Psicóloga citou um serviço importante e prestado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) que oferece apoio emocional. O CVV atende pelo número 141.

O evento terminou com uma dinâmica realizada pela psicóloga mostrando o maior presente que ganhamos que foi o dom da vida e após a dinâmica realizamos um grande abraço coletivo.

cdca setembro amarelo

cdca setembro amareloa