Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

OFICINA DE ARTESANATO PARA MELHOR IDADE FOI SUCESSO NA CASA DA CULTURA

E-mail Imprimir PDF

Brasao

 

Foi realizada mo dia 28/06 uma oficina de produção de objetos de costura (porta agulhas e porta alfinetes), utilizando materiais recicláveis como CDS, retalhos, manta acrílica, fitas, etc. A oficina foi ministrada pela ASSOART - Associação dos Artesãos e Artistas Populares de Varginha, e teve como público alvo as pessoas da melhor idade do CCI - Centro de Convivência do Idoso e do CRAS.

 

O projeto contou com a participação de 30 idosos e teve como objetivo estimular as suas habilidades, pois segundo pesquisadores da Universidade da Califórnia, estudos recentes apontam que atividades cognitivas são a melhor maneira de exercitar o cérebro e, consequentemente, preservar a memória. Entre algumas atividades que ajudam a desenvolver as funções cognitivas estão a leitura, escrita, jogos e trabalhos manuais como o artesanato e a pintura. É por este motivo que o artesanato é recomendado para quem já está na terceira idade. A arte estimula a criatividade e faz com que o idoso exponha suas ideias e aptidões ajudando a exercitar a mente.

 

Segundo o Diretor da Casa da Cultura, Lindon Lopes “estas oficinas são uma forma de terapia, trabalho, criatividade, diversão além de um excelente exercício para a memória. A ideia é que aconteçam durante todo ano.”

 

artesanato mi

artesanato mi1