Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

Na Rota da Boa Música traz espetáculo gratuito

E-mail Imprimir PDF

Brasao

 

O que acontece quando uma criança, filha única, descobre que vai ganhar um irmãozinho? Esse é o mote do espetáculo infantil A MENINA QUE ENTRA EM LIVROS, que traz música ao vivo e teatro de sombras. A peça será encenada em Varginha, dia 27 de março, dentro do Projeto Na Rota da Boa Música, realizada na cidade com apoio da Lei de Incentivo à Cultura. Entrada gratuita, mediante retirada de convites na portaria do teatro, dias 26/5 (de 14h às 19h) e 27/5 (de 9h às 15h). São dois convites por CPF.

 

A peça

Texto de Lívia Gaudêncio e direção de Juliano Barone, A MENINA QUE ENTRA EM LIVROS apresenta a história de Júlia, uma menina, filha única, que se desespera ao saber que vai ganhar um irmãozinho e em função disso, terá que dividir seu quarto com ele. Enquanto o quarto é reformado, a menina é obrigada a dormir na biblioteca, onde acaba entrando em um livro, para encontrar a solução de seus problemas, e redescobrindo o mundo mágico da literatura.

Além do incentivo à leitura, o espetáculo busca resgatar elementos da cultura popular brasileira. Através da personagem Narradora, a menina conhece diversos trava-línguas e brincadeiras de rua como amarelinha, corda, pipa e cantigas de roda. Outra questão levantada é a valorização da poesia, através da personagem Poetisa, que ensina a menina a fazer versos. Depois de aprender bastante com os personagens, Júlia conclui que pode ser bom ter um irmão e, numa atitude altruísta, aceita dividir seu quarto, seus pais e suas experiências com ele.

A autora Lívia Gaudêncio acredita que, atualmente, a maioria das crianças que vivem nas grandes cidades, possui um perfil bem parecido, filhos únicos criados em apartamentos brincando sozinhos com brinquedos tecnológicos. “É nesta vida virtual que outros dois elementos se perderam, o contato com os livros e a possibilidade de acessarmos mundos imaginários”, diz ela.

Foi indicada aos Prêmios de Melhor Espetáculo, Direção, Texto, Atriz, Atriz Coadjuvante pelo Usiminas/Sinparc 2013.

O Trem – Companhia de Teatro, já realizou os espetáculos: “A Fantástica Floresta” (ganhou o Prêmio de Melhor Figurino e foi indicado a oito categorias do Usiminas/Sinparc 2010); “Avarento” (ganhou o Prêmio de Melhor Figurino e foi indicado a cinco categorias do Usiminas/Sinparc 2009); entre outros.

 

SERVIÇOS:

Espetáculo: A Menina que Entra em Livros / O Trem – Companhia de Teatro

Data: 27/05/2017 – Sábado – 16h00

Local: Theatro Capitólio – Varginha (MG)

Ingressos gratuitos, limitado a 2 ingressos por CPF

Nº de ingressos limitados, conforme capacidade de lotação do Theatro Capitólio

Ponto de retirada dos ingressos, em Varginha: Bilheteria do Theatro Capitólio

Data(s) e período(s) de distribuição: Dia 26/05 – De 14 às 19h00;

Dia 27/05 – De 09 às 15h00.

Informações, via WhatsApp: (35) 98403.4989

Classificação Etária: Livre

Duração: 60 minutos

Doação de livros infanto-juvenis: Neste dia, será divulgado o número de livros arrecadados, em cada show do Projeto NA ROTA DA BOA MÚSICA, além do nome da biblioteca pública do Sul de Minas que receberá os exemplares.

 

menina livros