Prefeitura de Varginha

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte

CREAS VINCULADO A SEHAD REALIZA PALESTRAS

E-mail Imprimir PDF

BRASAO

 

Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), vinculado a Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social, em parceria com os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) de Varginha, realizou palestras e rodas de conversa com o objetivo de trabalhar a prevenção da violência doméstica entre os casais. O tema trabalhado foi o “Ciúme na relação de casal” e a abordagem do assunto às vésperas do Carnaval foi uma forma de trazer os casais à reflexão das atitudes que podem levar à fragilização e deterioração do relacionamento com base em desconfianças e suposições, o que pode levar a situações mais sérias, como agressões ou até mesmo homicídios.

 

Foram alcançadas certa de 70 pessoas nas 5) palestras realizadas pelo psicólogo Geovane Freire de Melo, que é técnico de referência de Atendimento à Política da Mulher no CREAS. O palestrante utilizou recursos como músicas, vídeos e textos com a temática do ciúme e uma linguagem mais próxima do cotidiano do público presente, fazendo com que o tema fosse abordado de forma mais dinâmica, compreensível e abrindo a questão para além do relacionamento a dois, apontando as interferências externas exercidas pelas músicas, filmes e novelas, que têm o poder de influenciar o modo de vida e relacionamento das pessoas.

 

Ao final das palestras, os ouvintes tiveram espaço para comentar e apresentar seus pontos de vista sobre o tema, experiências pessoais e relatar situações vivenciadas por familiares e amigos, o que enriqueceu ainda mais a proposta de trabalho com o tema. Para concluir o encontro foi entregue aos participantes materiais informativos sobre violência doméstica, apresentando o trabalho do CREAS no que se refere à Política da Mulher, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e onde procurar ajuda ou denunciar uma situação de violência.

 

O resultado foi extremamente positivo, pois ao despertar as pessoas presentes para a reflexão sobre o tema do Ciúme na relação de casal, acolher as experiências de cada um e oferecer informações sobre as formas de se prevenir a violência doméstica e onde buscar ajuda, certamente os participantes serão capazes de prevenir situações de violência causadas pelo ciúme em seus relacionamentos e também de orientar amigos e familiares, podendo se tornar multiplicadores das ações de prevenção da violência contra a mulher.  

 

 

creas foto

Da esquerda para direita: Adriano de Castro Sarto, Geovane Freire de Melo, Rogério Tadeu Branco, Lílian Vilela Tavares, Viviane Capitani Ferreira, Ródinei Vicente Firmino e Thiago Bellato de Paiva.